
Estas estrelas podem ser feitas com praticamente qualquer tipo de papel, basta ajustar o tamanho da tira.
Eu costumo usar papel A4 de fotocopia, colorido, que corto em 16 tiras, no sentido do comprimento. Também uso bastante uns posters promocionais A3 que me arranjaram, cortados em 16 tiras, no sentido do comprimento. Já experimentei cortar os posters em 32 tiras, no sentido da largura, mas como o papel é grosso, as tiras ficam muito finas e depois as estrelas nem sempre ficam bem.
Mesmo com papel de fotocópia, por vezes as estrelas não "incham".

A proporção recomendada no diagrama é de 20 ou 30 para 1. Ao dividir uma folha do formato A em 16, pelo sentido do comprimento a proporçao é cerca de 20 para 1.
Também uso papel de serpentina (daquelas do carnaval), mas nesse caso gosto de usar uma tira mais comprida (mais perto de 35 para 1), porque o papel é muito mole .

Há vários factores que ajudam a que a estrela fique bem.
Para começar convém que o nó inicial fique perto de uma das pontas da fita, para que não tenha que se cortar o excesso, uma vez que isso diminui a quantidade de fita que vamos "enrolar" na estrela.
Além disso convém deixar o pentágono que resulta do nó bem apertado, mas com muito cuidado para não rasgar o papel. Ao enrolar a fita também se deve apertar bem o papel.
Por fim dá jeito ter unhas para empurrar o papel, e tornar a estrela tridimensional.


1 comentário:
sempre quis aprender essas estrelas
amei a dica, viu! amei seu blog!
Enviar um comentário