domingo, 15 de junho de 2008

Estrelas da sorte chinesas

Estas estrelas são muito fáceis de fazer. Podem ver o diagrama aqui.
Estas estrelas podem ser feitas com praticamente qualquer tipo de papel, basta ajustar o tamanho da tira.
Eu costumo usar papel A4 de fotocopia, colorido, que corto em 16 tiras, no sentido do comprimento. Também uso bastante uns posters promocionais A3 que me arranjaram, cortados em 16 tiras, no sentido do comprimento. Já experimentei cortar os posters em 32 tiras, no sentido da largura, mas como o papel é grosso, as tiras ficam muito finas e depois as estrelas nem sempre ficam bem.
Mesmo com papel de fotocópia, por vezes as estrelas não "incham".


A proporção recomendada no diagrama é de 20 ou 30 para 1. Ao dividir uma folha do formato A em 16, pelo sentido do comprimento a proporçao é cerca de 20 para 1.
Também uso papel de serpentina (daquelas do carnaval), mas nesse caso gosto de usar uma tira mais comprida (mais perto de 35 para 1), porque o papel é muito mole .
Há vários factores que ajudam a que a estrela fique bem.
Para começar convém que o nó inicial fique perto de uma das pontas da fita, para que não tenha que se cortar o excesso, uma vez que isso diminui a quantidade de fita que vamos "enrolar" na estrela.
Além disso convém deixar o pentágono que resulta do nó bem apertado, mas com muito cuidado para não rasgar o papel. Ao enrolar a fita também se deve apertar bem o papel.
Por fim dá jeito ter unhas para empurrar o papel, e tornar a estrela tridimensional.
Eu já fiz bastante estrelas, mas ainda não consegui fazer estrelas muito grandes. As estrelas feitas com as tiras cortadas da folha A4 ficam mais pequenas que uma moeda de 1€, como podem ver na foto. Esta estrela é do tamanho das estrelas médias da foto inicial, que também tem uma moeda de 1€, para terem uma noção do tamanho.Apesar do tamanho, estas estrelas são muito fáceis de fazer e também são bastante decorativas.

1 comentário:

Anónimo disse...

sempre quis aprender essas estrelas
amei a dica, viu! amei seu blog!