quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dicas para montar Kusudamas

Em resposta a um mail que me chegou, aqui ficam algumas dicas úteis para quem monta Kusudamas (ou outros origami modulares).

Eu conheço 3 tipos de Kusudamas: as que se colam, as que se cosem e as que só se encaixam.

Nas kusudamas que se encaixam a melhor dica que posso dar é ter cuidado a fazer as dobras e a encaixar. Convém não dobrar o papel quando se faz deslizar os encaixes, ou o papel pode não entrar.
Quando parece que é preciso outra mão para continuar a encaixar peças, porque estamos a segurar umas peças com uma mão e a tentar colocar a nova peça com a outra, por vezes ajuda colocar as peças já montadas sobre uma mesa ou outra superfície. Outro truque se pode usar são os clips para segurar algumas peças.
Se verificarem que os encaixes não são muito estáveis podem sempre usar um bocadinho de cola para garantir que as peças não se desmontam quando tentam colocar a próxima, no entanto muito cuidado com esta técnica, pois por vezes é preciso rodar as peças para que as outras encaixem!

As Kusudamas que eu conheço e que precisam de cola normalmente montam-se em 3 fases e podem precisar de cola em cada uma delas.
Normalmente começa-se por fazer as pétalas da flor. Quando tivermos as pétalas necessárias para uma flor, podemos montar a flor (é um bocadinho menos monótono que fazer logo todas as pétalas da kusudama).
Por fim quando tivermos as flores necessárias podemos montar a kusudama.
Quando estamos a montar uma kusudama com cola temos que esperar que a cola seque um bocadinho, de modo a que o modelo não se desmanche antes de continuarmos com a montagem. Em alguns casos é possível usar clips para manter as peças no sitio enquanto a cola seca, e assim podemos continuar a montagem mais depressa.
Eu não monto muitas kusudamas destas, mas quando monto não gosto de usar muita cola, por isso costumo usar cola em stick ou com aplicador, porque é mais fácil controlar a quantidade de cola que se aplica ao papel.

Esta Sakuradama na realidade ainda não está colada, está montada usando apenas os clips para segurar as flores no lugar.

Por último deveria dar dicas para as kusudamas que se cosem, mas na realidade numa montei nenhuma. (Devo confessar que tenho uma preferência pelas kusudamas que se encaixam.)

2 comentários:

Marta Figueroa disse...

vê lá este vídeo de como fazer um kusudama cosido :)
http://www.vimeo.com/177225

Pirolitos disse...

Olá Sara!

Obrigada pelas dicas! um abraço,

Odete