segunda-feira, 12 de maio de 2008

Encontrar diagramas

O primeiro origami a sério que eu aprendi foi-me ensinado pela Catrela num encontro de bookcrossing.

Passado uns dias comecei a procurar diagramas na internet e fui aprendendo uns esquemas.
Um dia estava com uns amigos que também fazem origami e entrámos na livraria. Encontrei o livro "The origami handbook" do Rick Beech, a um preço fantástico. Adoro o livro, tem bastantes modelos clássicos, com fotos passo a passo, que são normalmente mais fáceis de seguir do que os diagramas esquematicos que se encontram normalmente na internet. Este livro é quase uma bíblia para mim, e vai para quase todo o lado comigo e com a minha caixa de folhas, apesar de já saber os meus modelos preferidos.

Mas para mim o desafio é a parte de aprender um modelo novo, faze-lo vezes sem conta até começar a dobrar o modelo sem pensar no que vem a seguir, as mãos sabem o que fazer e os olhos servem apenas para guiar as dobras.
Por isso continuo sempre à procura de novos modelos. E a internet é uma fonte ilimitada...

Por isso hoje vou deixar alguns sites que eu costumo visitar quando ando à procura de um modelo indefinido (quando quero um modelo especifico de que sei o nome procuro no google)

http://origami.queroumforum.com/
http://devilynscreations.blogspot.com/
http://rfoelker.sites.uol.com.br/ss.html

Por fim deixo o diagrama das estrelinhas da sorte chinesas, que eu encontrei através do blog da Devilyn, e que se faz a partir de uma qualquer tira de papel (eu costumo usar tiras cortadas de uns posters promocionais que me arranjaram).