segunda-feira, 26 de maio de 2008

Marcadores de Livros

Para mim que adoro ler, os marcadores de livros são dos modelos de origami mais importantes.
Actualmente não tenho que procurar um marcador cada vez que começo a ler um livro, basta-me tirar uma folha do bloco e fazer um marcador.

Existem vários modelos próprios para marcador de página.


No entanto um dos meus marcadores preferidos é um modelo tradicional, chamado chapéu samurai. É quase um equivalente ao nosso velhinho chapéu de jornal.

Também gosto de usar um modelo de túlipa que me ensinaram e que fica espalmado e com uma abertura que se pode usar para colocar no canto da página.
O problema com estes marcadores é que como se colocam no canto da página, às vezes caem. Convém por isso usar um marcador relativamente grande. O mais estável que eu já consegui é um chapéu samurai feito com papel de origami (a partir de um quadrado de 15cm).

Editado para acrescentar um link para o wikihow sobre o chapéu samurai, que vi agora quando abri o igoogle :P

Sem comentários: